Let's move for a better world: como criar um grande evento em centros de fitness

Let's Move for a Better World é a campanha central no início do ano para centros de fitness que participem na iniciativa. Ela foca toda a atividade do ginásio não só nas aulas, cursos e treinos, mas também, e acima de tudo, na sensibilização para o modo como um estilo de vida sedentário e a obesidade representam um problema social que afeta o mundo moderno.
Descubra em que consiste o "Let’s move for a better world" e como começar.
Existe um duplo nível de ativação necessário para a campanha, que implica um planeamento cuidadoso pelo centro em duas frentes distintas.
  • Planeamento da estratégia institucional do evento: apresente o motivo pelo qual tem treinos nos seus centros de fitness e o exemplo que os adultos podem dar às gerações futuras na luta contra a obesidade. Apoie uma marca líder do setor e desperte o interesse de instituições e partes interessadas na região, que sejam particularmente difíceis de alcançar noutras ocasiões.
  • Planeamento do lançamento comunicativo/comercial do evento: também existe a possibilidade de recrutar mais pessoas na região, levando-as a gerir um espaço que as acolha por uma boa causa durante um determinado período de tempo, num ambiente sugestivo. O objetivo promocional é a partilha de um momento, mas, ao mesmo tempo, tal será ainda mais justificável se for por uma boa causa.

Recrutamento e preparação de material

Independentemente do grau de profundidade e empenho que decida alcançar, é essencial compreender que a campanha tem impacto em toda a organização do centro de fitness. Por isso, deve respeitar um plano de trabalho rigoroso, que todos os profissionais devem seguir.

Quando começa o desafio?

Depois de definida a data no calendário e a duração do desafio, será necessário definir os momentos de lançamento para a pré-ativação dos participantes, isto é, aqueles que correm pela causa certa.

Terá de comunicar o modo de inscrição. Torne a vida mais fácil e inclua um link no website do centro de fitness ou nas redes sociais, de modo a aumentar os diálogos e, consequentemente, o envolvimento no evento. As publicações no Facebook criarão a base de apoio ao evento; as newsletters apelarão claramente à ação.

Calendário para o início das comunicações
20-30 dias antes: lançamento do teaser, formação sobre o evento, envolvimento dos membros, amigos dos subscritores, membros potenciais.
30-40 dias antes: ativação das colaborações com pontos de venda, autarquias, redações jornalísticas para definir posições recíprocas, comunicados de imprensa, momentos de lançamento e procurar depoimentos da comunidade local.
.

Marketing digital ou tradicional? Por que não ambos?
Pode combinar o tradicional com o digital para alcançar todos os públicos alvo.
É possível organizar um programa conjunto em termos de datas e iniciativas, utilizando o material em papel e o visual da campanha. No entanto, é bom personalizar os seus próprios programas nos termos da sua participação e sensibilizar para a iniciativa.

Por exemplo:
- Contacte os frequentadores do seu ginásio 20-30 dias antes do jogo do clube e o desafio interno para o melhor "Let's Mover".
- Convide membros e os seus amigos para momentos especiais organizados pelo clube, como maratonas especiais ou cursos especiais concebidos pelo pessoal.
- Os amigos dos membros são convidados a treinar para o Let's Move através de um convite em papel, entregue por um membro no centro.
- Também podem convidar-se antigos membros a regressar aos treinos com condições especiais a favor da causa. O contacto pode ser feito através das páginas sociais, páginas de destino especiais ou, mesmo, SMS. Também por esta razão, o evento deve ser memorável e divertido.
- As pessoas que nunca tenham lidado com o centro de fitness ou a causa Let's Move serão facilmente alcançadas através de campanhas de comunicação tradicionais: colaboração com lojas de equipamento desportivo, associações na região, equipas desportivas, conselheiros de políticas sociais e tempos livres.

Apoiar a iniciativa através de co-marketing inteligente e informado pode aumentar a visibilidade e gerar uma lista de novos subscritores potenciais desejosos de participar.

Preparar o material, sequenciar as várias ações e ativar a equipa de receção e pessoal técnico para o evento são um momento comum, no qual a estratégia escolhida é apresentada pela administração do centro a todos os participantes. Um tipo de pontapé de saída para lembrar porquê, como e quando.

Certamente, começar com uma boa base de participantes divididos entre registados e não registados é o objetivo primordial deste período.

Comunicação perto do evento

Duas publicações por semana na página de fãs, 2 newsletters no período genérico, ações diretas junto de antigos inscritos e pessoas que nunca se registaram.

Depois, novamente 3 publicações por semana, publicação de um artigo num blog dedicado ao motivo pelo qual se deve optar por correr por uma boa causa, entrevistas em vídeo com todos os depoimentos ou RP do centro - clientes e membros da equipa - que o convidem a AGIR e movimentar-se.

A gestão da iniciativa Let's Move for a Better World

Agora, o início: com uma contagem decrescente cuidadosa nas duas semanas anteriores, chegamos ao 1.º dia da campanha Let's Move for a Better World.

O planeamento prévio das comunicações sobre objetivos e bases de dados serve este propósito: levar a cabo a campanha geral, sem perder de vista as estratégias de envolvimento dos utilizadores e do pessoal.

• Centro de comunicações e atualização do website. Diferenciar a mensagem e enviá-la de acordo com os objetivos iniciais. O lançamento de um boletim de notícias de clubes e equipas ou para participantes individuais ajudará a manter a motivação e a atenção no evento.
  • Os banners, autocolantes e visores mudam: desde a mensagem do teaser à mensagem do início. A contagem decrescente contará, agora, para o final do desafio.
  • O balcão de receção estará pronto para tratar dos pedidos de participação durante o evento, incluindo a assistência aos novos utilizadores na contagem de Moves.
  • O departamento técnico estará capacitado para dar consistência e apoio à maratona social, ativando e estimulando picos de participação em determinados períodos do dia e encorajando os diferentes grupos de figuras de influência das salas, também favorecendo a comparação entre competidores individuais.

Motivação e entretenimento

A motivação para um evento de grupo deve ser estimulada, pois estão envolvidos dois elementos diferentes:

• a posição do centro de fitness no ranking nacional, que nem sempre é gratificante ou que pode ser gratificante apenas para uma fase da iniciativa;
  • a participação do máximo número de pessoas possível, para manter a contribuição de competidores individuais o mais alta possível.

Se 50% do trabalho for cuidadosamente planeado com antecedência, resta estimular a participação em si, diferenciando os incentivos à continuação em função do tipo de participantes na maratona.

1. O best mover será premiado em períodos intermédios com entrevistas e fotografias, assim reforçando a sua capacidade e consistência.
  2. Participantes especiais, como as senhoras que treinam de manhã ou rotinas que se alteram apenas pela causa, terão de ser monitorizados mais de perto, convidados a manterem-se em movimento e sentirem-se apoiados passo a passo.
  3. O desafio em si terá de ser estimulado, interligando sempre os mais empenhados, os menos empenhados e os principiantes. As atividades em equipa devem ser mistas, de forma a garantir que todos se envolvem o mais possível.

Ganhamos sempre, mesmo que apenas pela sensação de alcançar um objetivo em conjunto.

As fases finais e a verdadeira vitória

O erro é encher a primeira parte do evento com expectativas goradas. Existem muitas variáveis a trabalhar para se manter um alto nível de atenção:

• base de participantes
  • duração de eventos especiais
  • extensão dos convites
  • desafios e prémios dentro do clube

Tudo isto pode ser feito evocando constantemente a motivação primordial da participação: ser um exemplo para a nova geração. Se isto corresponde, ou não, às conquistas do Let's Move não importa, em absoluto.

A vitória será identificar as razões para estar satisfeito e partilhá-las com todos os participantes.

A causa irá promover efeitos que outras ações mais diretas nunca promoveriam; por isso, "Let's move for a better world" torna-se uma iniciativa proativa. O lançamento e manutenção que combina energia e customização do tema de acordo com a personalidade do centro de fitness.

Diversão e empenho são as palavras chave para os primeiros meses do ano!