Como criar o seu ginásio em casa

Este artigo é dedicado a todas as pessoas que preferem atingir os seus objetivos de fitness em casa em vez de irem ao ginásio. Se o espaço disponível e o orçamento forem importantes, pode sempre recorrer a acessórios pequenos, mas com grande potencial em termos de fitness. Se o tamanho não é um problema, não faltam opções de equipamento.  Então, que equipamento é fundamental para criar um ginásio em casa?

Os essenciais do exercício físico

Antes de falar de ferramentas específicas, vamos começar pelo princípio. Embora sejam confundidos por muita gente, "atividade física" e "exercício" são conceitos diferentes: o primeiro significa qualquer forma de movimento, ao passo que o último é uma atividade mais estruturada, levada a cabo para fins específicos. Se quiser perder peso, definir os seus abdominais ou ficar genericamente em forma, tem de atuar de modo direcionado.

O exercício eficaz é composto por três atividades principais: treino aeróbico, força e flexibilidade. Um exercício completo inclui os três, em percentagens diferentes que variam de acordo com os seus objetivos.

Em termos gerais, as vantagens do trabalho aeróbico são a redução da gordura corporal (em combinação com uma alimentação adequada), da pressão sanguínea e do colesterol, assim como o aumento da resistência global e do metabolismo. Para além desta atividade de baixa intensidade e longa duração, o estado psicológico também pode tirar partido de uma corrida ou uma caminhada longa, graças aos estímulos contínuos recebidos pelos neurotransmissores responsáveis pela "boa disposição", nomeadamente, a serotonina e a norepinefrina. Mesmo o repouso noturno tem tendência a melhorar ao longo do tempo.

O treino de força contribui para o funcionamento geral do corpo e melhora a postura. Além disso, os músculos são amortecedores muito importantes, capazes de absorver a tensão enquanto protegem o esqueleto e as articulações dos riscos de lesão. Outros benefícios importantes são relativos ao sistema cardíaco e à circulação periférica de sangue.

Por último, mas não menos importante, o trabalho de flexibilidade, que nos permite efetuar todos os movimentos diários de modo natural e fluido, desacelerando igualmente o processo de envelhecimento natural de tendões, ossos e músculos. A flexibilidade adquire-se através de exercícios constantes de alongamento.
Assim, um exercício completo inclui uma mistura adequada destes três tipos de atividades: o exercício aeróbico moderado a vigoroso deve ser praticado 5 ou mais vezes por semana, o treino de força 2 a 3 vezes por semana e o treino de flexibilidade deve ter lugar praticamente todos os dias. Depois desta descrição geral das vantagens de um exercício ideal, vamos ver quais são as ferramentas certas para criar um ginásio em casa.

Equipamento de treino aeróbico

A categoria de equipamento de condicionamento cardíaco inclui passadeiras, bicicletas de exercício, máquinas de step, elípticas, máquinas para subir escadas e máquinas de remo. Antes de efetuar qualquer compra, aconselha-se que verifique as características em termos de funcionalidade, segurança e desempenho. O investimento é seguro e rentável se o equipamento cumprir todos os requisitos, mas alguns deles nem sempre são evidentes:

• Segurança: o produto deve ser fiável e fácil de usar por utilizadores de qualquer nível, quer se trate de principiantes, como de avançados;
  • Robustez: se quer praticar exercício de modo confortável e, sobretudo, sem desconforto articular, a ferramenta tem de ser resistente e estável, bem como silenciosa e com fluidez de movimento;
  • Controlo do ritmo cardíaco: cinta Constant Pulse Rate para usar no peito;
  • Monitor inteligente: permite visualizar em tempo real o ritmo cardíaco, o consumo de calorias, o nível de esforço e o tempo decorrido;
  • Ajustes fáceis e intuitivos: facilitam a entrada, o posicionamento e a configuração dos exercícios, sem necessidade de fazer acrobacias ou movimentos desconfortáveis;
  • Teste Fitness: o produto é capaz de identificar com precisão, e de modo pessoal, o nível de treino mais adequado;
  • Qualidade e assistência: comprar produtos a uma empresa que disponibilize aconselhamento especializado e assistência técnica diretamente garante a obtenção de respostas imediatas e de uma assistência eficaz no caso de pedidos de informações, aconselhamento de treino e eventuais avarias;
  • Manual do utilizador: um guia para as características e utilização do produto, de fácil consulta e disponível no idioma do país de compra.

Equipamento de treino de força

Em termos de tonificação muscular, a oferta do mercado é bastante variada, variando entre sofisticado equipamento multifunções e os bancos mais básicos, para treino com pegas e barras. Se for principiante, é aconselhável fazer exercícios de força em ferramentas que orientem os movimentos e permitam uma postura correta, para evitar fazer os movimentos incorretamente. Com alguma prática, pode mudar para máquinas com cabos, que permitem mais liberdade de movimentos, bem como para pesos livres. Porém, é importante orientar-se pelos seguintes critérios ao escolher o equipamento:

• Os ajustes de altura e de carga devem ser fáceis de adaptar às características do praticante;
  • O equipamento tem de ser robusto e estável, mesmo com cargas elevadas; Em equipamentos multifunções, a carga deve mover-se suavemente, sem fricção;
  • Os bancos devem ser ergonómicos e confortáveis;
  • Recomendamos a compra de ferramentas que garantam aconselhamento especializado por telefone ou através da Internet em programas de treino personalizados, assim como assistência técnica direta em caso de avarias;
  • O manual de utilizador, que deve ser fácil de consultar e estar no idioma do seu país, deve ser acompanhado de um suporte multimédia que explique a execução correta dos exercícios.

Equipamento de alongamento

Para além da disponibilidade de produtos adequados para alongamento "passivo" e/ou orientado, existe uma quantidade considerável de acessórios de utilização corporal livre que ajudam a efetuar exercícios de alongamento com a máxima segurança, acrescentando um toque de criatividade e diversão... Que critérios devem ser utilizados para escolher entre tapetes de exercício profissionais, rolos, bolas para melhorar o equilíbrio e a coordenação, faixas elásticas para aumentar a extensão muscular e bolas medicinais? Para avaliar este tipo de acessórios em termos qualitativos e funcionais, é necessário garantir que:

• São produtos criados com materiais sem odores e em materiais inertes, desenvolvidos com tecnologias que permitam a manutenção das características funcionais mesmo após inúmeros ciclos de utilização;
  • São perfeitamente adaptáveis às características da estrutura individual, tais como a altura e o peso, sem comprometer a qualidade;
  • Permitem a realização de um grande número de exercícios para todos os músculos e articulações corporais;
  • São práticos e fáceis de transportar para poderem ser utilizados em qualquer altura e local, respeitando o ambiente em que a pessoa se encontra;
  • São fáceis de utilizar e acompanhados por manuais de utilizador claros, com descrições precisas e fotos ilustrativas, de modo a permitir usufruir completamente do seu potencial e para que a utilização seja correta.

O ginásio doméstico digital

Quem gosta de manter a boa forma está tendencialmente cada vez mais ligado ao Wellness on the go, ou seja, pretende atingir os seus objetivos de fitness e wellness onde quer que esteja, com a ajuda de equipamento e de várias aplicações de fitness. Frequentemente, quem opta pelo ginásio também treina em casa e faz caminhadas, uma vez que o conceito de movimento é "circular": quanto mais uma pessoa se movimenta, mais o quer fazer.
Hoje em dia, a existência de aplicações específicas permite, por exemplo, reproduzir os exercícios favoritos de exterior no interior, ou organizar verdadeiros desafios em pistas de atletismo ou na água. Graças a programas de treino acessíveis em qualquer dispositivo, podemos treinar em casa como se estivéssemos na companhia de um verdadeiro personal trainer. Deste modo, utilizando vídeos, chat e outros serviços digitais, podemos ter a certeza de que fazemos "o exercício certo no momento certo" para atingir os nossos objetivos em termos de bem-estar.
Agora, é consigo: seja em casa, no ginásio, noutro local interior. Use ferramentas ou opte por exercícios corporais livres, em silêncio ou ao som de música escolhida por si, sozinho ou rodeado por um grupo de pessoas interessantes. Não importa onde nem como, o importante é que se movimente, porque o movimento é saúde, e o movimento é vida.