Como criar a sua academia em casa

Este artigo é dedicado a todas as pessoas que preferem atingir os seus objetivos de fitness em casa em vez de irem à academia. Se o espaço disponível e o orçamento forem importantes, pode-se sempre recorrer a acessórios pequenos, mas com grande potencial em termos de fitness. Se o tamanho não é um problema, não faltam opções de equipamento.  Então, que equipamento é fundamental para criar uma academia em casa?

Os essenciais do exercício físico

Antes de falar de ferramentas específicas, vamos começar pelo princípio. Embora sejam confundidos por muita gente, "atividade física" e "exercício" são conceitos diferentes: o primeiro significa qualquer forma de movimento, ao passo que o último é uma atividade mais estruturada, executada para fins específicos. Se quiser perder peso, definir os seus abdominais ou simplesmente ficar em forma, é preciso atuar de modo direcionado.

O exercício eficaz é composto por três atividades principais: treinamento aeróbico, força e flexibilidade. Um exercício completo inclui os três, em percentagens diferentes que variam de acordo com os seus objetivos.

Em termos gerais, as vantagens do trabalho aeróbico são a redução da gordura corporal (em combinação com uma alimentação adequada), da pressão sanguínea e do colesterol, assim como o aumento da resistência global e do metabolismo. Para além desta atividade de baixa intensidade e longa duração, o estado psicológico também pode tirar proveito de uma corrida ou uma caminhada longa, graças aos estímulos contínuos recebidos pelos neurotransmissores responsáveis pela "boa disposição", nomeadamente, a serotonina e a norepinefrina. Mesmo o sono noturno tem tendência a melhorar ao longo do tempo.

treinamento de força contribui para o funcionamento geral do corpo e melhora a postura. Além disso, os músculos são amortecedores muito importantes, capazes de absorver a tensão enquanto protegem o esqueleto e as articulações dos riscos de lesão. Outros benefícios importantes são relativos ao sistema cardíaco e à circulação periférica de sangue.

Por último, mas não menos importante, o trabalho de flexibilidade, que nos permite efetuar todos os movimentos diários de modo natural e fluido, desacelerando igualmente o processo de envelhecimento natural de tendões, ossos e músculos. A flexibilidade adquire-se através de exercícios constantes de alongamento.
Assim, um exercício completo inclui uma mistura adequada destes três tipos de atividades: o exercício aeróbico moderado a vigoroso deve ser praticado 5 ou mais vezes por semana, o treino de força 2 a 3 vezes por semana e o treino de flexibilidade deve ter lugar praticamente todos os dias. Depois desta descrição geral das vantagens de um exercício ideal, vamos ver quais são as ferramentas certas para criar uma academia em casa.

Equipamento de treinamento aeróbico

A categoria de equipamento de condicionamento cardíaco inclui esteiras, bicicletas ergométricas, máquinas de step, elípticas, para subir escadas e de remo. Antes de efetuar qualquer compra, aconselha-se que verifique as características em termos de funcionalidade, segurança e desempenho. O investimento é seguro e rentável se o equipamento cumprir todos os requisitos, mas alguns deles nem sempre são evidentes:

• Segurança: o produto deve ser seguri e fácil de usar por praticantes de qualquer nível, quer se trate de principiantes ou avançados;
  • Robustez: se quer praticar exercício de modo confortável e, sobretudo, sem desconforto articular, a ferramenta tem de ser resistente e estável, bem como silenciosa e com fluidez de movimento;
  • Controle do ritmo cardíaco: cinta Constant Pulse Rate para usar no peito;
  • Monitor inteligente: permite visualizar em tempo real o ritmo cardíaco, o consumo de calorias, o nível de esforço e o tempo decorrido;
  • Ajustes fáceis e intuitivos: facilitam a entrada, o posicionamento e a configuração dos exercícios, sem necessidade de fazer acrobacias ou movimentos desconfortáveis;
  • Teste Fitness: o produto é capaz de identificar com precisão, e de modo pessoal, o nível de treinamento mais adequado;
  • Qualidade e assistência: comprar produtos de uma empresa que disponibilize aconselhamento especializado e assistência técnica diretamente garante a obtenção de respostas imediatas e de uma assistência eficaz no caso de pedidos de informações, aconselhamento de treinamento e eventuais avarias;
  • Manual do usuário: um guia para as características e utilização do produto, de fácil consulta e disponível no idioma do país de compra.

Equipamento de treinamento de força

Em termos de tonificação muscular, a oferta do mercado é bastante variada, variando entre sofisticado equipamento multifunções e os bancos mais básicos, para treino com pesos e barras. Se for principiante, é aconselhável fazer exercícios de força em ferramentas que orientem os movimentos e permitam uma postura correta, para evitar fazer os movimentos incorretamente. Com alguma prática, pode mudar para máquinas com cabos, que permitem mais liberdade de movimentos, bem como para pesos livres. Porém, é importante orientar-se pelos seguintes critérios ao escolher o equipamento:

• Os ajustes de altura e de carga devem ser fáceis de adaptar às características do praticante;
  • O equipamento tem de ser robusto e estável, mesmo com cargas elevadas;
  • Em equipamentos multifunções, a carga deve mover-se suavemente, sem fricção;
  • Os bancos devem ser ergonômicos e confortáveis;
  • Recomendamos a compra de ferramentas que garantam aconselhamento especializado por telefone ou através da Internet em programas de treinamento personalizados, assim como assistência técnica direta em caso de avarias;
  • O manual de usuário, que deve ser fácil de consultar e estar no idioma do seu país, deve ser acompanhado de um suporte multimídia que explique a execução correta dos exercícios.

Equipamento de alongamento

Para além da disponibilidade de produtos adequados para alongamento "passivo" e/ou orientado, existe uma quantidade considerável de acessórios de utilização corporal livre que ajudam a executar exercícios de alongamento com a máxima segurança, acrescentando um toque de criatividade e diversão. Que critérios devem ser utilizados para escolher entre tapetes de exercício profissionais, rolos, bolas para melhorar o equilíbrio e a coordenação, faixas elásticas para aumentar a extensão muscular e bolas medicinais? Para avaliar este tipo de acessórios em termos qualitativos e funcionais, é necessário garantir que:

• São produtos criados com materiais sem odores e em materiais inertes, desenvolvidos com tecnologias que permitam a manutenção das características funcionais mesmo após inúmeros ciclos de utilização;
  • São perfeitamente adaptáveis às características da estrutura individual, tais como a altura e o peso, sem comprometer a qualidade;
  • Permitem a realização de um grande número de exercícios para todos os músculos e articulações corporais;
  • São práticos e fáceis de transportar para poderem ser utilizados em qualquer altura e local, respeitando o ambiente em que a pessoa se encontra;
  • São fáceis de utilizar e acompanhados por manuais de utilizador claros, com descrições precisas e fotos ilustrativas, de modo a permitir usufruir completamente do seu potencial e para que a utilização seja correta.

A academia digital em casa

Quem gosta de manter a boa forma está cada vez mais conectado ao Wellness on the go, ou seja, pretende atingir os seus objetivos de fitness e wellness onde quer que esteja, com a ajuda de equipamento e de vários aplicativos de fitness. Frequentemente, quem opta pela academia também treina em casa e faz caminhadas, uma vez que o conceito de movimento é "circular": quanto mais uma pessoa se movimenta, mais quer se movimentar.

Hoje em dia, a existência de apicativos específicos permite, por exemplo, reproduzir os exercícios favoritos executados fora no interior de sua casa, ou organizar verdadeiros desafios em pistas de atletismo ou na água. Graças a programas de treinamento acessíveis em qualquer dispositivo, podemos treinar em casa como se estivéssemos na companhia de um verdadeiro personal trainer. Deste modo, utilizando vídeos, chat e outros serviços digitais, podemos ter a certeza de que fazemos "o exercício certo no momento certo" para atingir os nossos objetivos em termos de bem-estar.

Agora, é com você: seja em casa, na academia, ou em outro local indoor. Use ferramentas ou opte por exercícios corporais livres, em silêncio ou ao som da música escolhida, sozinho ou rodeado por um grupo de pessoas interessantes. Não importa onde nem como, o importante é que se movimente, porque o movimento é saúde, e o movimento é vida.